O Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite (PNMGuL) é um trabalho executado pela EMBRAPA – Gado de Leite e pelo Centro Brasileiro de Melhoramento Genético do Guzerá (CBMG²/ACGB) e que envolve a participação de diversos órgãos públicos e privados, instituições de ensino e pesquisa.
Este programa tem como base a integração de modernas ferramentas do melhoramento animal para imprimir rapidez e confiabilidade à seleção, constando de três esquemas integrados, geradores de informação:

  1. Trabalho de seleção, em fazenda, executado pelos criadores da raça, reunindo informações dos animais produzidos por acasalamentos dirigidos, em controle leiteiro não seletivo do PMGZ-ABCZ.
  2. O Núcleo MOET.
  3. O Teste de Progênie.

Os dados oriundos destas fontes são conectados geneticamente e reunidos em um arquivo único, o Banco de dados EMBRAPA/CBMG²/ABCZ. A avaliação genética leiteira é, portanto, integrada, única e comparativa.
Os animais do Núcleo MOET e de vários rebanhos parceiros do PNMGuL também participam do Programa de Avaliação Genética da Raça Guzerá para Corte (PAGRG) da ANCP e da GEMAC, produzindo avaliações genéticas de touros “duplo provados”, ou seja, que possuem avaliação genética tanto para características leiteiras quanto para as de corte.