O Controle do Desenvolvimento Ponderal é uma prova zootécnica que tem por objetivo identificar, dentro do grupo de contemporâneos, os animais de melhor desempenho quanto ao ganho em peso classificando-os conforme sua performance. Fatores como idade do bezerro na pesagem, época de nascimento e idade da mãe são utilizados para obtenção dos pesos calculados. Com o intuito de atender à realidade operacional das propriedades brasileiras, a ABCZ instituiu as pesagens trimestrais de todos os animais de 0 a 21 meses.
Para inscrever o rebanho no CDP, o criador deverá entrar em contato com os técnicos de campo, ou procurar sua unidade de atendimento.
Avaliações e Resultados do CDP:
Relatório de Pesos Calculados (RPC)
Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento ponderal de cada animal, os relatórios de análise dos rebanhos participantes do CDP são emitidos periodicamente e disponibilizados aos criadores. Estes relatórios são emitidos nas idades padrão de: 205, 365 e 550 dias e neles constam as informações de Índice de Peso Calculado no Grupo Comtemporâneo (IPC-GC). Por meio da aplicação deste índice os animais são classificados em: elite (E), superior (S), regular (R) e inferior (I).
Análise das Matrizes (AM)
Para os rebanhos participantes do CDP, no relatório da idade padrão de 205 dias, é gerado o relatório contendo o desempenho das matrizes:
IDUP: idade ao último parto.
IPP: idade ao primeiro parto.
ER: eficiência reprodutiva. Expressa a capacidade da matriz de parir regularmente, sendo considerada uma matriz padrão, aquela que teve o primeiro parto com até 36 meses e depois um parto a cada 365 dias. Portanto, quanto mais prõximo de 100 for esse índice, melhor será a matriz.
PRS: precocidade sexual da matriz, rusticidade e capacidade de desmamar produtos sadios (sobrevivência da cria).
HMMP: habilidade materna mais provável, indica a habilidade da matriz em desmamar bons produtos, ou seja, animais pesados.
IPT: índice conclusivo sobre o desempenho da matriz como reprodutora e produtora. Faz uma combinação entre as três obrigações de uma matriz no rebanho: parir (cedo e regularmente), desmamar (todos os produtos) e desmamar bons produtos (pesados).
Análise dos Touros (AT)
O relatório de análise dos touros é enviado juntamente com o RPC, permite o acompanhamento, por meio de gráficos, do desempenho das progênies de determinado touro em relação à propriedade e em relação à média nacional da raça.
Sumário de Touros, Matrizes e Produtos (ST)
Anualmente a ABCZ envia todas as informações obtidas pelo CDP para instituições de pesquisa, onde são produzidos os Sumários de Touros das Raças Zebuínas. No Sumário estão relacionados todos os touros com filhos participantes no CDP, sejam eles, touros de central de inseminação ou de monta natural. A cada ano novos animais são incorporados novos animais, dando dinamismo aos dados gerados.
Através do Sumário identifica-se as Diferenças Esperadas das Progênies - DEPs, sendo que as mesmas são estimadas para as seguintes características:
Peso à fase materna, à desmama e ao sobreano, expressos em Kg;
Ganho de peso pré-desmama e pós-desmama;
Idade ao primeiro parto, intervalo entre o primeiro e segundo parto e interrvalo entre os demais partos expressos em dias;
Perímetro escrotal ao sobreano expresso em cm.
Para os rebanhos participantes do CDP, são disponibilizados também as DEPs para as matrizes e animais jovens. Podendo o criador, inclusive, simular acasalamentos de seu rebanho, onde são indicadas as DEPs e grau de consanguinidade do futuro bezerro.
Certificado Especial de Produção (CEP)
Baseado nas avaliações genéticas, através do IQG - Índice de Qualificação Genética - a ABCZ identifica anualmente, dentro de cada raça, os melhores animais e disponibiliza aos seus proprietários o CEP, que é uma certificação da superioridade genética do animal. O CEP Nacional é emitido para os 8% melhores animais em nível nacional. Esta categoria está dividida em quatro níveis: Platina (1%), Ouro (2%), Prata (5%) e Bronze (8%).
|