O Programa de Melhoramento Guzerá Brasil é coordenado pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) cujo presidente é o Prof. Dr. Raysildo Lôbo, da USP de Ribeirão Preto-SP. O programa teve início em novembro de 1999 e surgiu do interesse de criadores da raça Guzerá em aplicar novas tecnologias aos seus rebanhos. O trabalho é resultado da cooperação técnica entre a Associação de Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB), o Centro Brasileiro de Melhoramento Genético do Guzerá (CBMG²), Núcleo Sudeste (NS) e a ANCP.
Anualmente são elaborados dois sumários de touros, versão impressa e on-line, incluindo o sumário de matrizes, disponibilizada no site da ANCP. Para a raça Guzerá são avaliadas características reprodutivas, maternais, crescimento pré e pós-desmame, área de olho de lombo, acabamento de carcaça e fertilidade.
A ANCP disponibiliza tecnologias como a Reprodução Programada (teste de progênie), Programa de Precocidade Sexual, Programa de Acasalamentos Otimizados (PAG), CEIP, Assessoria em Leilões, Avaliações Morfológicas, Ultrassonografia de Carcaça, além das fichas de avaliação genética individuais dos animais e relatórios de progresso genético da fazenda via ANCPNet.
|