MOET significa Múltipla Ovulação e Transferência de Embriões. O Núcleo MOET de melhoramento é uma metodologia que avalia os touros pelo desempenho produtivo de suas irmãs completas, meio-irmãs paternas e maternas e demais parentes. Caracteriza-se por imprimir alta intensidade e rapidez à seleção ao avaliar filhos de vacas geneticamente superiores para produção de leite, multiplicadas por transferência de embriões. O principal objetivo é a identificação precoce de touros geneticamente superiores para leite, que serão utilizados diretamente em rebanhos da raça e em cruzamentos, e, posteriormente, poderão ser incluídos no Programa de Teste de Progênie, para serem reavaliados e para obtenção de acurácia adicional.

Esta metodologia requer a existência de uma fazenda que possa “hospedar” todos os animais que serão avaliados, para que eles sejam criados e aferidos nas mesmas condições. No Brasil a “fazenda hospedeira” do Núcleo MOET é a Fazenda Taboquinha.

Este método, apesar de menos acurado, confere maior intensidade e rapidez de seleção, por avaliar precocemente os tourinhos. Freqüentemente, metade do tempo requerido na avaliação pela progênie, permitindo maiores ganhos genéticos.

 

Voltar