O Centro Brasileiro de Melhoramento Genético do Guzerá (CBMG²) é uma associação que tem por finalidade primeira promover e realizar programas de avaliação genética e seleção, pesquisas, provas zootécnicas para o melhoramento genético sustentável da raça zebuína Guzerá. Ela congrega pessoas interessadas na criação e no fomento desta modalidade de trabalho. Assim, são associados os criadores que participam de Programas de Melhoramento Genético promovidos pelo Centro em parceria com entidades congêneres. Atualmente são realizados trabalhos em parceria com a Embrapa Gado de Leite, com o Núcleo MOET, com o ICB-EV/UFMG, com o PMGZ/ABCZ e com a ANCP.

O CBMG² organiza o banco de dados obtidos por meio de provas e pesquisas realizadas. Também implementa ações visando a divulgação de resultados em todo o Território Nacional e a sua transposição para as práticas nas atividades rurais. Além das ações de divulgação, são implementadas ações educativas realizadas diretamente com produtores rurais, criadores da raça, extensionistas, enfim, aqueles que vivem prioritariamente de atividades pecuárias, fazendo com que o conhecimento gerado pelas avaliações, pesquisas e provas, seja traduzido e transferido para a introdução de novas técnicas e novas práticas que levem a progressos e ganhos para quem vive do campo.

O CBMG² também procura viabilizar financiamentos, convênios públicos e privados, visando a realização de tudo que acima foi exposto.