Guzerá: raça que possibilita uma pecuária sustentável.
Em evento promovido pela Associação Rural da Pecuária do Pará (ARPP), pela Associação de Criadores de Guzerá da Amazônia (ACGA), pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Centro Brasileiro de Melhoramento Genético do Guzerá (CBMG²), foi tratado o tema da sustentabilidade na cadeia produtiva da pecuária. Nos moldes dos Seminários-Vitrine que vêm sendo realizados pelo CBMG, o evento contou com palestras e com visita à fazenda do guzeratista Luiz Guilherme Soares Rodrigues para ver na prática as realidades que esta Raça propicia.
Os temas abordados foram os seguintes: "Guzerá, raça rústica e versátil - lucro na produção de carne e leite" tratado pela palestrante Dra. Vânia Maldini Penna (CBMG²); "Cruzamentos com o Guzerá para a produção de leite e carne" pelo palestrante Elmer de Almeida (EMATER - MG); "Efeitos do uso de reprodutores melhorados na pecuária - uma experiência prática" abordado por Vanessa Barbosa (ABCZ); "Programa Nacional de Melhoramento Genético do Guzerá para Leite - vantagens para selecionadores e produtores comerciais" por Dr. Frank Angelo Tomita Bruneli (Embrapa-Gado de Leite); "Qualidade do Leite - Programa Amazônia Eco-Láctea" pelo Dr. Almir Vieira Silva (UFRA/LQL-Norte); "O Guzerá Indiano e sua importância para a genética brasileira" por Geraldo Melo Filho (Conselho Deliberativo Técnico da ABCZ).
O público composto de universitários, técnicos da área e produtores rurais ficaram muito impressionadas diante de tantos méritos desta raça, mas ao ver na prática a funcionalidade, a docilidade e versatilidade do Guzerá e de seus cruzamentos ficaram convencidos de ela pode fazer uma grande diferença quando a questão é produzir com eficiência e de forma sustentável.
Veja fotos do evento.